RGE investirá mais de R$ 1 milhão em ações de Eficiência Energética na Fronteira Oeste

Programa beneficiará mais de 200 famílias de baixa renda de São Borja, Itaqui e Uruguaiana com ações de regularização e instalação de aquecedores solares

São Leopoldo, 12 de novembro de 2020 – A RGE iniciou, na última semana, ações de Eficiência Energética para famílias de baixa renda das cidades de São Borja, Itaqui e Uruguaiana, na região da Fronteira Oeste. Em São Borja e Itaqui a distribuidora regularizará 60 ligações de energia elétrica. Em Uruguaiana 150 famílias receberão a instalação de aquecedores solares para a água do banho em suas residências. Ainda, todos os clientes beneficiados receberão a visita de agentes e poderão trocar suas lâmpadas menos eficientes por lâmpadas de LED. As ações somam investimento superior a R$ 1 milhão, aportados pela RGE através do Programa de Eficiência Energética.

A regularização das ligações consiste na doação de todo o material e o serviço de instalação dos padrões de entrada para os novos clientes, que passam a incorporar o sistema de distribuição da RGE. As ações de regularização buscam, também, combater as ligações clandestinas. Rastrear e fazer o desligamento dessas ligações é uma questão de segurança para a população. Também ajudam a evitar curtos-circuitos que afetam a rede e que, em muitos casos, provocam interrupção do fornecimento, queima de equipamentos e eletrodomésticos e até incêndios.

Já os aquecedores solares contribuirão para a redução do consumo de energia do chuveiro elétrico das residências beneficiadas. Estes equipamentos utilizam o calor do sol para esquentar um fluído que passa pelas placas solares. Cabe ao fluído absorver calor e, circulando dentro do reservatório de água sem se misturar a ela, aquecer a água para o banho. Esta água aquecida será, então, direcionada para o chuveiro da residência.

Os clientes beneficiados pelo programa não precisam fazer nenhum cadastro ou entrar em contato com a distribuidora. O mapeamento dos consumidores de baixa renda que recebem as ações é feito pela RGE, em parceria com o Poder Público, por meio de cruzamento de informações. Após a identificação destes consumidores, a RGE entra em contato e faz visitas técnicas para as adequações necessárias à instalação dos aquecedores solares ou da regularização da ligação da residência.

Sobre a RGE

Responsável por distribuir 66,7% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

Sobre a CPFL Energia

A CPFL Energia, há 107 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, comercialização e serviços. Desde janeiro de 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a quinta maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.

Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 9,8 milhões de clientes em 696 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.

Na geração, é a terceira maior agente privada do País, com um portfólio baseado em fontes limpas e renováveis, como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Considerando a participação acionária na CPFL Renováveis (99,94%), maior empresa de geração da América Latina a partir de fontes alternativas de energia, a capacidade instalada do Grupo CPFL alcançou 4.304 MW, no final de setembro de 2019.

A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.

Assessoria de Imprensa RGE