Começou o trabalho de implantação do Cidade Digital em Itaqui

Começou na segunda-feira (14), o inicio dos trabalhos para instalação do projeto Cidades Digitais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI e que terá internet gratuita nas três áreas públicas: parcão, praça Marechal Deodoro da Fonseca e praça do porto, cujo acordo de cooperação foi assinado pelo ex-prefeito Gil Marques Filho em 2014 com o Ministerio, através do Departamento de Infraestrutura para Inclusão Digital.

O investimento prevê a interligação de locais de Governo como escolas, Postos de Saúde e Secretarias.

O MCTI liberou a ordem de serviço de execução do Cidade Digital, e a empresa PETCOM irá realizar a construção de uma rede de fibra ótica subterrânea na cidade de Itaqui, sendo interligados: 30 pontos dos prédios municipais e três de acesso público, aproximadamente 18km de fibra óptica.

A comunidade itaquiense fica ciente de que a partir desta segunda as empresas Petcom e Ecodrill estarão realizando a perfuração do solo para a passagem dos dutos subterrâneos das fibras ópticas.

As perfurações estão sendo realizadas nos passeios públicos (calçadas), onde posteriormente serão instaladas caixas de inspeção com a finalização do acabamento.

Além de Itaqui também foram contemplados no Rio Grande do Sul: Caçapava do Sul, Canela, Cerro Grande do Sul, Fontoura Xavier, Igrejinha, Rio Pardo, Rolante, Rosário do Sul e São José do Norte.