Mandados de Prisão e de Busca e Apreensão são cumpridos em Itaqui e região nesta terça (7)

A Polícia Federal realizou na manhã de terça-feira (07), a Operação Pater, com o objetivo de combater organização criminosa que introduzia drogas e telefones celulares na Penitenciária Modulada Estadual de Uruguaiana – PMEU.

A deflagração aconteceu em Uruguaiana, Itaqui, Alegrete, Pelotas e Caçapava do Sul com o cumprimento a 49 mandados de prisão e 38 mandados de busca e apreensão. Participam da ação cerca de 230 policiais e agentes de segurança. A Operação contou com a participação da Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, SUSEPE, ROMU (Guarda Municipal de Uruguaiana) e Ministério Público Estadual.

Em Itaqui, um caminhão 608 boiadeiro, documentos, celulares e outros ítens foram apreendidos. Dois mandados de prisão foram cumpridos. Um em flagrante. No veículo foram encontradas porções de drogas, a quantidade não foi divulgada.

De acordo com o inquérito policial, integrantes do grupo criminoso investigado enviavam entorpecentes e telefones celulares para o interior da PMEU, além de promover o tráfico de drogas. Há indícios, ainda, da prática de outros crimes como o contrabando e o tráfico de armas.

O nome da Operação – Pater – se dá em razão de que, inicialmente, alguns apenados eram abastecidos com drogas enviadas pelos seus pais, traficantes em atividade em Uruguaiana.

A ação contou ainda com o apoio do Exército Brasileiro, Força Nacional e Prefeitura Municipal de Uruguaiana.

Mandados de Prisão (MP) e Mandados de Busca e Apreensão (MBA) por município:
Uruguaiana – MP 44 – MBA 34
Itaqui – MP 02 – MBA 02
Alegrete – MP 01 – MBA 01
Pelotas – MP 01 – MBA 01
Caçapava do Sul – MP 01 – MBA 00