Saúde e Unipampa apresentam relatório de resultados das barreiras sanitárias na rodoviária de Itaqui

Objetivando identificar e monitorar os passageiros que ingressam na cidade via transporte coletivo intermunicipal, a Secretaria da Saúde, com apoio da Unipampa, montou barreiras na estação rodoviária de Itaqui, atendendo as orientações do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19

Na imagem acima são apresentados os resultados das triagens realizadas entre os dias 22/05 e 22/06/2020, totalizando 832 passageiros entrevistados.

No gráfico 1 é apresentado o número de passageiros que desembarcaram na cidade em cada semana de triagem. Este maior valor de passageiros entrevistados na semana 4, corresponde à semana do feriado de Corpus Christi. Nesta, além dos dias e turnos já definidos, também foi realizada triagem na véspera e no feriado, visando maior cobertura.

No gráfico 2 é apresentado o número total de passageiros entrevistados por empresa de transporte coletivo durante o período de triagem. No mapa urbano da cidade são apresentados os principais bairros de destino e as cidades de origem dos passageiros entrevistados.

A triagem dos passageiros se mostrou de extrema importância, considerando a possibilidade de um passageiro apresentar sintomas e/ou contato com caso confirmado de COVID-19 nos últimos 15 dias.

Nestas situações, a equipe conseguiu realizar a identificação do passageiro de forma rápida, orientar quanto às medidas a serem adotadas e realizar o monitoramento do mesmo.

As barreiras seguirão sendo realizadas e por isso a equipe reforça a importância da colaboração de todos os envolvidos.

Fonte | Equipe de Triagem/ Secretaria de Saúde de Itaqui